O Sensor de Fluxo de Ar MAF informa diretamente à unidade de comando a massa de ar que está sendo admitida pelo motor, fornecendo um sinal de tensão variável, cujo valor depende da massa de ar que o atravessa.
O módulo de injeção eletrônica do motor utiliza o sinal do sensor MAF para calcular o tempo de injeção de combustível conforme as mudanças no fluxo de ar do motor. Uma grande quantidade de ar indica que o motor está sob carga (requer mais combustível), enquanto uma quantidade pequena de ar é sinal de que o motor está funcionando em marcha lenta (requer menos combustível). O sensor MAF é conhecido tecnicamente pelo nome de gerador de freqüência, já que converte o fluxo de ar do motor num sinal de freqüência. Os motores que utilizam um sensor MAF são extremamente sensíveis a vazamentos de ar, pois isso afeta a medição. É por isso que uma vareta medidora mal assentada ou a falta de uma tampa de bujão de abastecimento de óleo podem fazer com que o motor funcione em marcha lenta de maneira irregular ou até mesmo pare de funcionar.
Problemas: Os primeiros problemas começam a surgir quando nos apercebemos que o carro não desenvolve como antes. A velocidade máxima não é atingida e a partir de certa rotação o carro parece que puxa menos.Considerando que o sensor de fluxo de ar é um dispositivo fundamental tanto para o controle de combustível como para o avanço de ignição, se estiver defeituoso pode criar uma grande variedade de sintomas na condução. Os mais comuns são dificuldades de partida, oscilação e detonação. Em muitos casos, esses sintomas ocorrem intermitentemente e podem, portanto, ser difíceis de diagnostica.